Pela minha experiência trabalhando como engenheiro clínico em diversas clínicas e hospitais, noto que as instituições que se destacam pela excelência na prestação de serviços e, consequentemente satisfação das pessoas, pacientes e funcionários, têm em comum algumas características de boa gestão, ao menos da perspectiva da engenharia clínica.
Listo algumas delas:
#1 Mais importância à qualidade dos equipamentos do que aos custos de aquisição
As instituições que são referência em boa gestão têm um olhar criterioso e cuidadoso para a aquisição de seus equipamentos eletromédicos, dispondo de um conjunto de aparelhos sob medida para as finalidades de atendimento do local.
Elas valorizam a qualidade e funcionalidade sobre o custo de aquisição e acabam economizando no longo prazo uma vez que fazer o investimento assertivo na compra, na maioria dos casos, reduz os custos de manutenção ao longo da vida útil do aparelho.
#2 Qualificação contínua das equipes
As instituições de saúde mais admiradas e respeitadas investem continuamente na qualificação de suas equipes, com treinamentos diversos, inclusive sobre o bom uso dos equipamentos eletromédicos, o que prolonga a vida útil deles e evita paradas desnecessárias.
Também há economia de consumíveis quando a equipe faz bom uso dos aparelhos e isso é um ponto positivo para a gestão como um todo.
#3 Coleta e análise de dados para a tomada de decisões
Uma instituição de saúde de gestão exemplar adota mecanismos para a coleta de dados e faz a análise minuciosa deles para orientar a tomada de decisões administrativas.
#4 Proteção e segurança jurídica
Instituições de saúde exemplares nos aspectos de gestão também escolhem parceiros capazes de auxiliá-las com relação à obediência à legislação e normas vigentes da vigilância sanitária. Em se tratando de engenharia clínica, o registro das calibrações e manutenções, por exemplo, dá segurança jurídica à instituição.
#5 Sem medo da transformação digital
Outro aspecto fundamental é que instituições de saúde de excelência na gestão, são no geral, vanguardistas na adoção de tecnologias e caminham para funcionar em pleno conceito de hospital conectado, com equipamentos interligados e registro online de todo histórico do paciente, agilizando atendimentos e processos.
Você acrescentaria outros pontos a características que levam uma instituição ao reconhecimento pela boa gestão hospitalar tanto da perspectiva da engenharia clínica quanto de outras áreas? Deixe suas observações nos comentários.